os primeiros 15 nomes do prêmio PIPA
BARBARA WAGNER Nasceu em Brasília, DF, 1980. Vive e trabalha em Recife,PE.
Trabalha a imagem fotográfica em distintas direções. Captura os elementos de uma maneira bastante particular e original com o uso do flash, mesmo em cenas cuja luz o faria desnecessário.
Premiada com o Prêmio Pirelli-MASP de Fotografia, obra na coleção MAM-SP e duas residencias internacionais (China e Holanda).
Galeria Mariana Moura, Recife.
TATIANA BLASS
Nasceu em 1979 em São Paulo onde vive e trabalha.
Formou-se em 2001 em Artes Plásticas no Instituto de Artes da UNESP.
Mídias: pinturas, esculturas, instalações e vídeos.
www.tatianablass.com.br
Em 2009, realizou a exposição individual “Cão Cego”na Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia. Em março de 2010 fez a exposição “Teatro para cachorros e aviões” na Galeria Milan, em São Paulo.
Em setembro exibirá a instalação “Metade da fala no chão-bateria”em Miami, obra que contemplada com uma bolsa da Cisneros Fontanals Art Foundation (CIFO) para execução de seu projeto.
CAO GUIMARAES
Nasceu em 1965 em Belo Horizonte, onde vive e trabalha.
Cineasta e artista plástico.
Desde o fim dos anos 80, exibe seus trabalhos em diferentes museus e galerias como Tate Modern, Guggenheim Museum, MOMA NY, Gasworks entre outros.
Participou de bienais como a 25a e 27a Bienal de São Paulo, e Insite Biennial 2005 (San Diego/Tijuana).
Recebeu também diversos prêmios como cineasta.
LOURIVAL CUQUINHA
Nasceu em Olinda, Pernambuco em 1975. Vive e trabalha em Londres, Inglaterra.
Produz quadros, fotografias, montagens, instalações, performances, tirolesas, balsas e outras de obras de ver, tocar, aspirar e destruir.
Foi membro fundador e atuante do movimento artístico-autista Molusco Lama que floresceu no Recife-Olinda em meados dos anos 1990.
Em 2009 participa da exposição O Lugar Dissonante, 47º Salão PE e do Brazilian Summer, Art & the City, Het Domein Museum, Holanda. Ainda em 2009 desenvolve o projeto Topografia Suada de Londres na residência Artist Links/British Council em Londres, Jul/Dez.
LAÍS MYRRHA
Nasceu em 1974, em BeloHorizonte, MG, onde vive e trabalha
Mestre pela Escola de Belas-Artes da UFMG, 2007 e graduada no curso de artes plásticas pela Escola Guignard, UEMG, 2001.
Lecionou na EBA/UFMG história da arte (moderna e contemporânea) e no IEC/PUC/MG Crítica e produção artística. Orientou monografias de pós-graduação lato sensu na Escola Guignard – UEMG.
Desde 1998 tem participado de diversas exposições coletivas e individuais. Foi selecionada em 2003 na I Bolsa Pampulha. 2005 Programa Trajetórias do Centro Cultural Joaquim Nabuco, Recife – PE.
Participou da edição 2005/2006 do programa Rumos Visuais do Centro Cultural Itaú. Em 2007 foi contemplada com o Prêmio Projéteis, Rio de Janeiro, e com o Prêmio Atos Visuais, Brasília, ambos concedidos pela Funarte.
Em 2009 realiza exposição individual Border Game na galeria Millan.
Galeria Milan
MARCELO AMORIM
Marcelo Amorim, em sua primeira exposição individual na galeria Oscar Cruz, até 10 de julho de 2010, “faz um convite a seu universo pictórico.
Sua pintura sem textura, sem densidade e pouco contrastada é sedutora. Não há espaço para detalhes.
Tudo se dilui; tudo se esvai pelo predomínio de uma transparência que parece carregar consigo a imaterialidade daquela imagem primeira formada apenas de fótons luminosos.
Sem o rigor de um pintor que se empenha em preciosismos técnicos, Amorim apresenta uma pintura que não se pretende pintura, mas imagem decantada que abre mão de todo o peso dos estereótipos para confundir-se entre cenas quaisquer de um cotidiano amoroso banal.”
KILIAN GLASNER
Nasceu em 1977, em Recife (PE), onde vive e trabalha.
Em 1999, foi premiado no 39º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco e, em 2000, se mudou para a Europa, onde ficou até 2007.
Nesse período, concluiu a graduação e o mestrado em Paris, França, na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, participou de residência artística na Academia Francesa de Artes em Roma, Itália, e expôs seus trabalhos em diversas mostras coletivas realizadas no Brasil e no exterior.
Retornou para Recife em 2008 e apresentou individual na Galeria Mariana Moura. Nesse mesmo ano e na mesma cidade, participou do festival No Ar Coquetel Molotov.
“As fotografias de Kilian Glasner fazem parte de um projeto de prospecção urbana. O trabalho inicia-se na escolha de um imóvel abandonado que é ocupado pelo artista ao realizar intervenções com pintura. Após essa etapa, o artista, numa ação performática, destrói parte do que foi pintado através de golpes de marreta. A casa é então aberta à visitação e as fotos são o registro de todo o processo. A proposição do artista encerra em seus procedimentos algumas questões ligadas ao espaço urbano como as de deslocamento, abandono e reocupação. “ Paulo Reis
Em 2010,Projeto de exposição na Fundação Calouste Gulbenkian
Galeria Mariana Moura
SERGIO ALLEVATO
Nasceu no Rio de Janeiro em 1977, onde vive e trabalha.
Premio Aquisição no 14 Salao de Arte do Museu de Arte Moderna da Bahia em 2007 pintura – aquarelas.
Inglaterra e Itália desempenham papel importante na formação do artista carioca que estuda na Goldsmiths University de Londres, cidade na qual residiu em 1998 e 1999 como bolsista de Ilustração Botânica Margaret Mee, no Royal Botanic Gardens Kew.
Torino e Florência também foram destinos do autor, onde estudou desenho e pintura nos anos 80.
Graduado em Comunicação Visual pela PUC e com passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, sempre no Rio de Janeiro, o artista integra coleções do Museum of Natural History e da The Zoological Society, em Londres, e do National Museum of Natural History – Smithsonian, do Arizona Sonora Desert Museum e do Hunt Institute for Botanical Documentation, nos Estados Unidos.
Em exposições coletivas, apresentou suas criações em espaços como o New York State Museum (em 1998, 2002 e 2004), o Sternberg Museum of Natural History (2003), em Kansas, EUA, e na 16th World Orchid Conference (1999), no Canadá.
Galeria Artur Fidalgo
TONY CAMARGO
Nasceu em Paula Freitas, PR em 1979. Vive e trabalha em Curitiba,PR.
Formou-se em Artes Visuais pela UFPR em 2001.
Exposições: CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, Nova Arte Nova, São Paulo, Brasil . Memorial de Curitiba. MAC, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, V Bienal Latino Americana Vento Sul, Curitiba, Brasil . Art Basel Miami Beach, Casa Triângulo, Miami, EUA . Centro Cultural Solar do Barão, O Corpo na Cidade (curadoria Paulo Reis), Curitiba, Brasil . SP Arte, Pavilhão da Bienal, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil . Casa da Imagem, Houston, we’ve had a problem, Curitiba, Brasil . SP Arte – foto, Sh. Iguatemi, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil . Zona Maco. México Arte Contemporáneo, Casa Triângulo, Centro Bamex, Cidade do México, México
Galerias: Casa da Imagem, Paraná e Casa Triângulo – São Paulo
FELIPE COHEN
Nasceu em 1976, em São Paulo onde vive e trabalha.
Artista plástico, ilustrador e professor formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Realizou exposições individuais em importantes centros culturais em São Paulo como Centro Cultural São Paulo e Centro Universitário Mariantonia .
Exposições individuais recentes:
2010 Arco Madrid – Solo Project – Curadoria Jacoppo Crivelli
2009 Marilia Razuk Galeria de Arte, São Paulo
2009 Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro
Exposições coletivas recentes:
2010 Centro Cultural São Paulo
2009 Edinburgh College of Art, Edimburgh UK
Novas Aquisições da Pinacoteca do Estado de São Paulo
ROMANO
Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
É graduado em artes plásticas pela UFRJ; possui mestrado em Linguagens Visuais pela UFRJ.
Tem trabalhos expostos no Brasil e no exterior e trabalha com novas mídias e arte pública. Realiza, desde 2003, programas de rádio (O Inusitado, Rádio Aberta) em parceria com diversos artistas.
RENATA LUCAS
Nasceu em Ribeirão Preto em 1971. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
A artista realiza trabalhos que lidam com a noção de espaço em todos os seus aspectos: físico, social, geográfico, arquitetônico. Com ações cada vez mais radicais, transforma os espaços.
Em 2009:
- Participou da Bienal de Veneza
- Exposição Nova Arte Nova – CCBB – São Paulo
- Galerias: Luísa Strina (SP) e Gentil Carioca (Rio)
JONATHAS DE ANDRADE
Jonathas de Andrade nasceu em Recife, onde vive e trabalha. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. UFPE, 2007.
Exposições individuais recentes:
- Ressaca Tropical, Instituto Cultural Banco Real, Recife (2009);
- Desenvolvimento do projeto Condução a deriva;
- Documento latinamerica, através de um premio concedido pela Funarte e pelo Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (2009).
Participou da 7a Bienal Mercosul.
Galerias: Vermelho (SP) e Marcantonio Vilaça (Recife)
ANA PAULA OLIVEIRA
Nasceu em Uberaba, MG em 1969. Vive e trabalha em São Paulo.
Graduou-se em licenciatura plena em Artes Plásticas, na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Exposição em 2010:
- “Ainda Não e Contrapássaro”. Nessa exposição, a artista plástica desafia a força da gravidade. Usando materiais diversos, como madeira, sacos de água, placas de ferro e pássaros de chumbo, cria um delicado equilíbrio entre os objetos.
Galeria Virgílio – São Paulo
IVANI PEDROSA
Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
http://www.ivanipedrosa.com
Artista formada pelas EBA-UFRJ, complementou seu conhecimento na EAV- Escola Visula do Parque Lage com Iole de Freitas, Reynaldo Roels, Fernando Cocchiarale, Charles Watson, Guilherme Bueno e cursos no NAT-EAV.
Exposições realizadas:
- Spazio Oberdan – Milão – Italia,
- Largo das Artes-RJ,
- C.Universitário MARIANTONIA USP-SP,
- Museu Nacional de Belas Artes,
- Ateliê da Imagem-RJ,
- Escola de Artes Visuais do Parque Lage-RJ.