Archive

5 IMAGENS

5 IMAGENS é o nome da “seção” aqui do bRog onde convido artistas plásticos a enviarem 5 reproduções de trabalhos ou vistas de exposições que sintetizem toda a trajetória. As 5 imagens que melhor explicam o trabalho, os 5 trabalhos que melhor definem a obra.

O quarto artista convidado é a camarada Livia Flores, professora da UFRJ (ECO/EBA). Livia é artista pra toda obra o tempo todo, morou na Alemanha entre 1984 e 93 e hoje produz arte em todos os suportes e formatos numa casa em Laranjeiras alí na Leite Leal. Livia é mãe de Emanuel e Pedro e vive criando coisas para deixar nosso olhar melhor e nossas cabeças mais leves e confusas. Obrigado Livia.

Já passaram pela “seção” 5 IMAGENS o Tiago Carneiro da Cunha, o Eduardo Coimbra e a Fernanda Gomes.

título: 12.04.2008
Morro da Conceição, Rio de Janeiro
foto Wilton Montenegro

título: saco zero
rua Leite Leal, 2005
foto Livia Flores
título: Puzzlepólis II
instalação com objetos de Clóvis Aparecido dos Santos
26 Bienal de São Paulo, 2004
foto Wilton Montenegro

título: Puzzlepólis
Espaço Sergio Porto, 2002
foto Paulo Jares

título: sem título
instalação com filmes s-8
Galeria Cândido Portinari, UERJ, 1999
foto Wilton Montenegro

5 IMAGENS é o nome da “seção” aqui do bRog onde convido artistas a enviarem 5 reproduções de trabalhos ou vistas de exposições que sintetizem toda a trajetória. As 5 imagens que melhor expliquem o trabalho, os 5 trabalhos que melhor definem a obra.

O terceiro artista convidado é o paulistano baseado no Rio, Tiago Carneiro da Cunha, que está no momento com uma exposição individual na Galeria Fortes Vilaça, SP. Tiago é artista raro e fino no trato, um animal agitado que pensa sem parar. Garoto-macaco que fuma cigarros brancos no aparelho/ateliê do Leme e na web 24h. Outro dia numa roda da Lapa a turma fez um samba chamado Mini-monstro do sorriso da caveira de plástico em homenagem ao Tiago.

Semana que vem tem mais 5.


‘Poeta de Lama’, 2009
faianca policromada
30 x 26 x 26 cms
imagem cortesia fortes vilaça / estudio eduardo ortega


Pedinte Rosa, 2006
32 x 46 x 30 cm
resina de poliester moldada, polida a mão
edição variada de 7 mais P.A.
coleção saatchi, londres
imagem cortesia fortes vilaça / kate macgarry


Esfinge Amarela, 2004
resina de poliester moldada, polida a mão
28 x 27 x 60 cm
Coleção Privada
imagem cortesia fortes vilaça / estudio eduardo ortega


Longboard Corte Eterno – Revisitado, 2003
espuma de poliuretano de alta densidade, tinta serigrafica e fibra de vidro
aprox 300 x 70 x 12 cm
coleção particular, São Paulo


diamantes da comédia e da tragédia, 2001
papel perolado, acetato, fita adesiva e cartolina
25 x 20 x 15 cms cada
coleção particular, São Paulo

Tiago Carneiro da Cunha nasceu em São Paulo, 1973, filho de José Mariano Carneiro da Cunha, pernambucano, e Manuela Ligeti, portuguesa/húngara, ambos antropólogos. Na adolescência faz aulas de modelo vivo no ateliê de Sergio Sister, desenha quadrinhos (publica aos 17 anos na extinta revista Animal), e trabalha como ilustrador freelance para a Folha de São Paulo e para a DPZ. Aos 20, após um ano estudando artes plásticas em Nova Iorque, trabalha como assistente do diretor teatral e artista plástico americano Robert Wilson em diversas produções na Europa e nos EUA. Muda-se pra Barcelona em 1995, onde continua seus estudos e ajuda a fundar o coletivo XXX, com o qual apresenta performances em museus e festivais da Espanha e de Portugal (Fundació Miró, CCCB, Expo98). De volta ao Brasil em 1998, recebe a bolsa Apartes, da CAPES, para estudos de pós-graduação em artes plasticas no Goldsmiths College de Londres, onde tem aulas com artistas como os irmãos Chapman, Liam Gillick, Martin Maloney, Cerith Wyn Evans, Pierre Bismuth, Richard Wentworth e Michael Craig-Martin entre outros. Lá, junto com Eva Bensasson, organiza a exposição coletiva “nonstop opening”, q reúne centenas de artistas numa pequena galeria do Soho, e que ganha posteriormente uma edição em Lisboa na Galeria Zé dos Bois (organizada por João Pedro Vale, Nuno Ferreira & Vasco Araújo). Também durante sua estadia em Londres, trabalha por um ano como assistente do artista Liam Gillick. Em 2001 volta ao Brasil para uma exposição junto com Enrico David no espaço AGORA/Capacete, RJ, e para a sua primeira mostra individual na Galeria Fortes Vilaça de São Paulo (2002), passando a morar definitivamente no Rio de Janeiro. Em 2006 faz sua primeira individual em Londres, na Galeria Kate Macgarry. Expõe regularmente em coletivas nacionais e internacionais, e seu trabalho integra coleções como a Saatchi Collection, Arizona State Art Museum, Thyssen-Bornemissa TBA21 Collection, e Coleção Gilberto Chateaubriand/MAM RJ entre outras. Em Janeiro deste ano expos – junto com Erika Verzutti – na galeria Misako&Rosen de Toquio. De Setembro a Novembro deste ano, será artista em residência e professor convidado da University of the Arts da Filadelfia, EUA.

Mais informações lá no site dele.

5 IMAGENS é o nome da nova “seção” aqui do bRog onde convido artistas a enviarem 5 reproduções de trabalhos ou vistas de exposições que sintetizem toda a trajetória. As 5 imagens que melhor expliquem o trabalho, os 5 trabalhos que melhor definem a obra.
O segundo artista convidado é o grande camarada Edu Coimbra. Semana que vem tem mais.


Natureza da Paisagem, 2007
grama, copos de plástico, madeira pintada
área de ocupação – 500 m2
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
coleção do artista
foto: EC


Asteróide#3, 1999
fotografia
50 x 60 cm
coleção particular


Nuvem, 2008
estrutura de ferro, impressão em lona translúcida, lâmpadas fluorescentes, espelhos
470 x 470 x 48 cm cada elemento; 470 x 470 x 1180 cm conjunto
Praça XV – Centro do Rio
coleção do artista
foto: Zeka Araújo


Criado-mudo, 2000
madeira pintada, vidro
57 x 83 x 73 cm
Coleção Gilberto Chateaubriand/MAM-RJ
foto: Wilton Montenegro


Istmo, 1992
Janela – madeira pintada, duratrans, caixa de luz de madeira e acrílico
35 x 151 x 38 cm
coleção do artista
Malas com movimento respiratório – couro, tecidos sintéticos, motores elétricos
dimensões variáveis
Coleção Gilberto Chateaubriand/MAM-RJ
foto: André Galhardo

Eduardo Coimbra, vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Seus primeiros trabalhos (no início dos anos 90) utilizavam mecanismos elétricos, motores e luminosos, aplicados a objetos do cotidiano. Em suas instalações as imagens de céu surgiam como primeira utilização da fotografia em seu trabalho.
Nos últimos dez anos, a proximidade com a arquitetura e as pesquisas de registro, conceituação e recriação da paisagem, geraram trabalhos fotográficos, desenhos, colagens, instalações em espaços institucionais, maquetes e projetos para o espaço público.

5 IMAGENS é o nome da nova “seção” aqui do bRog onde convido artistas a enviarem 5 reproduções de trabalhos ou vistas de exposições que sintetizem toda a trajetória. As 5 imagens que melhor expliquem o trabalho, os 5 trabalhos que melhor definem a obra.
A artista carioca Fernanda Gomes inaugura a seção. Semana que vem tem mais.


Parque Serralves, Porto, Portugal


Museu Serralves, Porto, Portugal


Museo Patio Herreriano, Valladolid, Espanha


Kunsthalle Bern, Suiça
foto: Dominique Uldry


Bienal de Veneza, Italia
foto: Pat Kilgore