JC/LA/CA vem aí!

Joshua Callaghan nasceu em 1969 na Pennsylvania. Joshua é artista plástico e mora em Los Angeles desde 2003 quando iniciou seus estudos na UCLA, lá teve aulas com Charles Ray, John Baldessari, Chris Burden e muitos outros. Conheci Joshua em São Paulo em maio de 1994 quando ele acompanhava uma turma de artistas de NY que na ocasião inaugurava a exposição SP/NY na galeria Camargo Vilaça com curadoria de Marcia Fortes (a primeira que ela assinou na vida). A turma era Ashley Bickerton, Janine Antoni, Paul Ramirez Jonas, Karen Kilimnik, Matthew Antezzo e Rirkrit Tiravanija. Joshua acabou morando entre 1996 e 1999 no Rio e nesse periodo editou e dirigiu videoclipes e documentários, trabalhou com o Chelpa Ferro e fez mais um montão de outras coisas.

Estive no ateliê de Joshua em LA no sábado 10 de abril para ver os trabalhos novos e trocar idéias. Sou fã do trabalho dele e quem frequenta o b®og já encontrou alguma coisa dele por aqui, aqui, aqui e aqui. O dia foi repleto de ótimas conversas, muita arte, livros (em especial um do Beat Zoderer, chamado New tools for old attitudes), videos, música, copos e intensa alegria. Uma passada na LA Louver para conferir os “desenhos” de David Hockney, umas cervejas na Night Gallery, uma vernissage dupla de Adam Janes e Erick Pereira na galeria China Art Objects em China Town, pesquisa por imóveis a venda e churrasco em Los Feliz. No acervo do segundo andar da galeria China Art Objects, enquanto apreciávamos um cubo de vidro do Walead Beshty (aqui tem um vídeo dele na bienal do Whitney), decidimos que Joshua vez ou outra vai mandar alguma imagem ou texto curto sobre a cena de Los Angeles aqui pro b®og. Anotações sobre uma exposição no LACMA, Hammer ou MOCA, o que as galerias andam mostrando, visitas aos ateliês dos amigos e o diabo aquático. A coluna do nosso correspondente em LA vai se chamar JC/LA/CA. Breve!

Aqui abaixo 2 trabalhos novos do Joshua:

Uma serigrafia em formato 100 x 70 cm com a repetição da palavra Angst é aplicada nas paredes da galeria Haas & Fischer em Zurich. Angustia por todos os lados. Angst também é uma marca de salsichas. O padrão que Josh usou na serigrafia repete a logomarca do fabricante que ele havia conhecido numa pequena bandeija de papel dias antes em uma feira de arte.

Uma cadeira de plástico ordinário com design bem vagabundo dessas que encontramos em qualquer canto foi coberto com concreto e pintada de branco por Joshua. A cadeira ficou pesando mais de 100 kg e Josh vai abandoná-la em algum ponto/esquina/praça de LA e acompanhar o uso e desgaste da peça em fotografias que ele depois vai apresentar numa exposição. A própria cadeira (banco de praça?) com o desgaste do tempo, do uso, pichações etc também estará na exposição.

Comments are closed.