Twitter dominando o mundo
Escrito por Lalai lá no blog dela.
Sei que o que eu vou falar é chover no molhado, mas para mim não há ainda nada tão poderoso atualmente na web do que o Twitter, que eu considero ter o mesmo peso que o Google teve (e tem) na Internet. Atualmente eu utilizo mais o twitter para pesquisar do que o próprio Google. Por que? Porque a resposta já vem filtrada e me leva diretamente ao ponto. Claro que isso diminui minhas opções de buscas, mas para algo que seja pontual, eu acho que tem sido muito mais eficiente do que o Google.
Alguns exemplos: hoje eu queria almoçar em algum lugar que eu não conhecia, que fosse na região de Pinheiros e que fosse uma opção não muito cara. Lancei no twitter se alguém tinha alguma dica dentro desses parâmetros. Enquanto as respostas não vinham, eu pesquisava guias gastronomicos atrás de algo que atendesse à minha expectativa. Claro que surgiu uma lista imensa, mas eu não conseguia me decidir e muitas das opções estavam além do valor que eu queria pagar.
Em 5 minutos as respostas começaram a chegar no Twitter e coincidentemente algumas dicas eram as mesmas para usuários diferentes. Pesquisei um pouco mais na web sobre o lugar, me decidi e fui lá conferir. Pronto! Ponto para quem deu a dica e ponto para o twitter que viabilizou minha busca acertada.
O Twitter me ajuda a saber rapidamente como está o transito em determinado lugar, quais são as principais notícias do dia, as fofocas, quem acabou de assinar algum contrato para tocar por aqui, albuns lançados, o que as pessoas acharam das minhas festas e por aí vai, além de muitas vezes me salvar dos meus momentos solitários em trânsito ou em uma sala de espera. As minhas atualizações por assuntos que gosto também são bem mais dinâmicas do que a leitura dos meus feeds, já que sigo quem é referência para mim e tais pessoas costumam sempre me brindar com links preciosíssimos.
Estou no Twitter há exatamente dois anos e meu primeiro amigo foi o Rômulo, que demorou muito até a voltar nele e a começar a usar a ferramenta. Meu segundo amigo e a primeira pessoa com quem eu interagi foi o Oct, que entrou na mesma época que eu. Na época boiei porque não entendia patavinas para o que servia e comecei a utilizar ativamente depois de uns três meses de ter feito meu cadastro.
E vejo como uma grande revolução porque o Twitter prova que o que importa é o conteúdo e não a forma. E o que mais me agrada é a quantidade de novos aplicativos e agregadores que são lançados quase que diariamente para o Twitter.
Hoje a bola da vez para mim foi o Tinker, que é conecta com sua conta no Twitter, inclusive você pode acessar seu twitter sem sair dele. A idéia é criar eventos em cima de assuntos que estão em alta no twitter através das tags mais utilizadas. Cada assunto está dividido em categorias e tem uma área que mostra os que mais comentados. Hoje quem lidera o ranking é o SXSW 2009 e Lost. Por exemplo: o bafo que rolou por conta do scritp que gera followers automaticamente poderia ter ido facilmente para o ranking do Tinker, já que foi a polêmica da semana, mas ainda não rolou uma invasão brazuca por lá.
Via ReadWriteWeb