RIO REAL

Hoje passei lá no blog RIO REAL e curti esse texto aí embaixo. Clica aqui pra conferir o blog.



Chegou Rio Real, um blog novo de Julia Michaels, escritora, editora e jornalista americana que mora no Brasil há quase trinta anos.
Se você fala tanto inglês como português, sugiro que leia os dois textos. O inglês terá mais contexto e o português, mais detalhe.
A gente ainda não acredita. Apenas cinco anos atrás, não se podia caminhar em Ipanema e falar no celular –apesar dos seguranças fortões da Richards e da Mr. Cat— pois um assalto era certeza.
Agora, todo mundo tem celular, todo mundo se dá ao luxo de perambular e fofocar. O carioca tem fama de ser relax, mas só agora a noia está começando a se dispersar.
Cresce o número de construções, temos as UPPs e a ocupação social das favelas, esquenta-se o mercado imobiliário, há mais empregos e a renda cresce, os dados educativos são animadores, as lojas de frozen yogurt se espalham, pela primeira vez a saúde e o saneamento básico recebem atenção pra valer, a Lagoa está ficando limpa, abrem-se lojas e restaurantes novos, brasileiros de outras cidades chegam para morar no Rio, nas praias temos o choque de ordem de verão já adentrando o inverno, a Lei Seca pegou, os Jogos Olímpicos estão a caminho, o metrô se expande, e o melhor de tudo é que partes importantes da cidade estão mais seguras do que qualquer época que o carioca consiga se lembrar. Em todos os níveis governamentais, os políticos se tornaram amigos de infância: Dilma, Cabral e Paes estão trabalhando juntos para reverter a decadência que se instalou em 1960, quando a capital se transferiu para Brasília.
Mas vai durar? Será que os políticos irão persistir e as empresas vão investir— ou seja, se comprometer com o futuro a longo prazo?
Me diga o que quer saber. Da minha parte,tenho muitas perguntas…

1 comment
  1. julinhazonha said: