São Paulo 17 x 2 Rio de Janeiro
É isso mesmo que vocês irão ler aí embaixo. Foi uma goleada histórica, um placar para fazer pensar. O Rio de Janeiro teve apenas 2 artistas selecionados enquanto São Paulo teve 17 no Prêmio Marcantonio Vilaça. É triste, é estarrecedor. Queria muito saber quantos inscritos cada cidade teve no total de 508. Sobre o mesmo assunto Daniela Name escreveu um bom post lá no blog Pitadinhas e lá o placar é maior ainda: SP 20 x 2 Rio, vai lá que vale a pena.
Saiu o resultado dos 30 artistas selecionados para o 4º Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. O Estado de São Paulo tem 17 representantes na final; quatro artistas são de Pernambuco; Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul têm dois classificados cada; e os Estados do Pará, Paraíba, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal contam com um finalista cada.
Terminada essa fase, na qual 30 artistas foram selecionados, é formado um novo júri, que escolhe os cinco vencedores (no início de março, em Goiânia/GO, durante a última exposição itinerante do prêmio anterior, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás – UFG).
No total, foram 508 inscritos. Realizado de dois em dois anos, o prêmio, que concede bolsa de trabalho de R$ 30 mil para cada um dos cinco premiados, prevê duas etapas. No primeiro ano de trabalho, críticos e curadores de arte orientam os vencedores na produção de suas peças. No segundo ano, são realizadas exposições itinerantes por seis capitais.
|
Artistas selecionados – 2011-2012:
Ana Elisa Egreja – São Paulo
André Komatsu – São Paulo
Angela Conte – São Paulo
Bruno Faria – Pernambuco
Bruno Vilela – Pernambuco
Carla Zaccagnini – São Paulo
Carlos Eduardo Felix da Costa (Cadu) – Rio de Janeiro
Cristiano Lenhardt – Rio Grande do Sul
Deyson Gilbert – Pernambuco
Elder Rocha – Distrito Federal
Felipe Cohen – São Paulo
João Loureiro – São Paulo
Jonathas de Andrade – Pernambuco
Laerte Ramos – São Paulo
Laura Andreato – São Paulo
Laura Belém – Minas Gerais
Marcelo Moscheta – São Paulo
Marcelo Solá -Goiás
Marcius Galan – São Paulo
Marcone Moreira – Pará
Maurício Ianês – São Paulo
Michel Zózimo da Rocha – Rio Grande do Sul
Nazareno Alves – São Paulo
Paulo Nenflídio – São Paulo
Rodrigo Matheus – São Paulo
Tamara de Souza Andrade – São Paulo
Tiago Judas – São Paulo
Vicente de Mello – Rio de Janeiro
Wagner Malta Tavares – São Paulo
Walter Wagner – Paraíba