Melhor assim – Carlito Carvalhosa
melhor assim
Novo site specific de Carlito Carvalhosa ocupa com luz o Soso+ Espaço Cultural, marcando a abertura do Programa Conexão+
abertura – dia 09 de dezembro de 2010 | visitação – até12 de fevereiro 2011
“A gente vê através da luz. Mas, e se ela fosse tanta que nos impedisse de enxergar normalmente e, assim, propusesse outras formas de perceber os espaços?”. A partir desta provocação, o artista paulista residente no Rio de Janeiro, Carlito Carvalhosa, criou uma instalação com cerca de 330 lâmpadas de 40 watts, instaladas nas paredes, no chão e no teto da SOSO+ Espaço Cultural (Avenida São João, São Paulo). O resultado dessa experiência pode ser conferido a partir do dia 09 de dezembro, às 19h, com a abertura da sua exposição Melhor Assim, em cartaz até do dia 26 de fevereiro de 2011.
O site specific Melhor Assim representa uma continuação da pesquisa de Carlito Carvalhosa – que recentemente foi convidado para expor no átrio do MoMA, em Nova York, pelo impacto que tem conseguido causar com suas obras de grandes dimensões. Preenchendo os expositivos com diferentes materiais (como panos, árvores e postes de madeira), Carlito Carvalhosa tem criado obras que apagam, ou revelam, a arquitetura do lugar, provocando novas relações e diálogos entre o ambiente e as pessoas, numa estratégia contemporânea de ocupação. Esta é, aliás, uma das propostas do Programa Conexão+, uma realização da ZHN e do SOSO galeria de arte contemporânea africana, com apoio da Fundação Sindika Dokolo de Angola.
+ sobre o programa
De acordo com um dos curadores do Programa, Daniel Rangel, o SOSO+ traz tanto em sua concepção quanto em sua estrutura a proposta de ocupação e de intercâmbio. “Desde o início, este local surgiu com uma proposta de estimular trocas entre diferentes culturas, entre a África e o Brasil. Agora, com o Programa Conexão+, este diálogo se estende para o espaço, numa proposta de ocupação artística que se relaciona com este prédio, o Hotel Central, construído por Ramos de Azevedo, e seu entorno, abarcando o centro de São Paulo e seu processo de revitalização”, explica Daniel que desenhou a proposta de curadoria do Programa Conexão+ com Fernando Alvim.
Juntos, os dois irão apresentar na SOSO+ Espaço Cultural projetos de sites specific de diferentes artistas, durante todo o ano de 2011. “Carlito vai ser o primeiro, trazendo luz a este espaço, a esta rua, e iluminando este processo de ocupação artística, que visa contribuir para a dinamização e valorização do centro de São Paulo, a exemplo do que aconteceu em outras grandes cidades do país e do mundo”. Para o artista, a sensação que Melhor Assim pode causar, com seus quase 11.000 watts de potência, “pode ser como a de entrar num espaço de um outro mundo”.
+ sobre Carlito
A escolha de Carlito Carvalhosa para abrir o Programa teve várias razões. Daniel Rangel já havia montado o seu site specific Roteiro para Visitação, dentro do Programa Ocupas, no Palácio da Aclamação, em Salvador, do qual é curador e que teve grande repercussão nacional. Este mesmo Programa, inclusive, deu ao paraibano José Rufino o prêmio de Melhor Exposição em 2010 no Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura para a mostra Faustus, também um projeto de site specific. Para Daniel, Carlito vem se destacando no cenário das artes atual com a realização de mostras de grande porte (além da exposição em Salvador, ele fez também A Soma dos Dias, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, que rendeu o convite ao MoMA; Apagador, no Museu de Arte Moderna da Bahia, entre outros). “As obras de Carlito são frutos de um processo contínuo de apropriação e re-significação. Melhor Assim possibilita não apenas uma experiência cognitiva e estética – de olhar com outros olhos objetos banais do cotidiano inseridos num estranho contexto, mas, também, uma experiência sensorial corporal diversa”, completa Daniel.
+ sobre a SOSO+
Em fevereiro de 2009, se instalava em São Paulo, no segundo andar do prédio projetado por Oscar Niemayer, na Avenida São João, a Galeria SOSO arte contemporânea africana. De propriedade de Mário Almeida, a galeria de 200m2 surgiu com o objetivo de apresentar, difundir e comercializar no Brasil obras contemporâneas de africanos. Para isso, a SOSO começou a realizar exposições com apoio do artista e curador Fernando Alvim, da Fundação Sindika Dokolo.
Pouco mais de um ano depois, no dia 02 julho de 2010, a proposta da SOSO é expandida. Em frente à galeria, nas instalações do Hotel Central – prédio projetado por Ramos de Azevedo – e que funcionava como sede das residências artísticas dos projetos da SOSO, é aberto um novo lugar. O SOSO+ Espaço Cultural é criado com o objetivo de ser um ponto de encontro e diálogo entre o que há de melhor na produção atual de artes visuais do Brasil e de países africanos. Para a sua abertura, foram apresentadas duas exposições do Projeto 3PONTES, integrante da II Trienal de Luanda, com obras de artistas contemporâneos da Bahia e curadoria de Daniel Rangel. Já nessas primeiras exposições, o Espaço registrou uma média de visitação de duas mil pessoas por mês. Estava consolidada a parceria entre Mario, Fernando e Daniel para os projetos da SOSO.
Agora, com o Programa Conexão+ , o SOSO+ amplia a sua proposta, tornando-se um lugar voltado também para a experimentação. Sites specifics surgem como resultados de um processo criativo contínuo, de pesquisa e montagem. Neste sentido, o Conexão+ significa também o elo de conexão entre a cidade e o próprio espaço, já que, paralelamente às exposições do Programa, o próprio prédio do Hotel Central começa a passar pelas obras de reforma que vão criar um novo Hotel “conceito”, com destaque para as artes.
minibio | Carlito Carvalhosa
Carlito Carvalhosa nasceu em São Paulo, em 1961, e atualmente reside no Rio de Janeiro. Formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP, em 1984 e, nesta década, integrou o grupo Casa 7, um dos mais importantes coletivos de artistas da chamada “Geração 80”. Entre 1989 e 1992, viveu e estudou em Colônia, na Alemanha, como bolsista DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).
Carlito participou de várias exposições no Brasil e no exterior, com destaque para as bienais de São Paulo, de Havana, de Cuenca, do Mercosul, a Bienal Brasil Século XX, a Mostra do Descobrimento em Buenos Aires (Argentina) e Bordeaux (França) e o Panorama de Artes do MAM São Paulo. Também expôs nos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, no Paço Imperial do Rio de Janeiro, no Solar do Barão, em Curitiba, e no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Em 2010, apresentou projetos de sites specifics no Palácio da Aclamação, em Salvador (Bahia), e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Possui obras em coleções de vários museus, incluindo o Museu de Arte Moderna e de Arte Contemporânea de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Em 2000, foi publicado o livro Carlito Carvalhosa, pela editora Cosac & Naify. Também é editor e produtor editorial de livros de arte e arquitetura, tendo recebido diversos prêmios nesta área.
Para 2011, além de ser o primeiro brasileiro convidado a expor no átrio do MoMA de Nova York, espaço nobre deste museu (antes, o Brasil já havia sido representado neste museu, em Nova York, com obras no PS1), Carlito vai ocupar com uma grande instalação os quase dois mil metros quadrados da nova sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de São Paulo. No Rio de Janeiro, ele vai montar uma intervenção na Fundação Eva Klabin, dentro do Projeto Respiração, e tem mostras já acertadas nas galerias Laura Alvim e Silvia Cintra + Box 4.
SERVIÇO
O que: Melhor Assim | Exposição de Carlito Carvalhosa
Onde: SOSO+ Espaço Cultural (Av. São João, 284, Centro, São Paulo/SP)
Quando: abertura dia 09 de dezembro de 2010, às 19h. Visitação: de terça a sexta, das 11h às 19h, aos, sábado das 11h às 17h.
Entrada Gratuita
Realização: ZHN/ SOSO Apoio: Fundação Sindika Dokolo
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rodrigo Linhares: 11 32223973
Ana Paula Vargas: 71 9995 9593