O POTENCIAL DO RIO NA ECONOMIA DO ENTRETENIMENTO
peguei lá no site da Casa do Saber.
O POTENCIAL DO RIO NA ECONOMIA DO ENTRETENIMENTO
Discutir o potencial da produção de bens e serviços culturais e de entretenimento para o desenvolvimento da economia da cidade do Rio de Janeiro – eis a proposta do curso. A discussão ocorrerá a partir do reconhecimento da crescente importância desempenhada pelos setores produtivos relacionados à cultura e ao entretenimento nas economias das maiores cidades do mundo, as quais, por sua vez, transformam-se em grandes centros de produção desses tipos de bens e serviços. Ao analisar o caso do Rio de Janeiro, o curso dará prioridade a exemplos relacionados ao Cinema, ao turismo e aos grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que também servirão de base para a avaliação das políticas públicas necessárias ao fortalecimento dessas atividades econômicas.
Início: 09 NOV
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Terças-Feiras, às 20h (09/11, 16/11, 23/11, 30/11)
Valor: R$ 160,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00
09 NOV | 1. ECONOMIA DA CULTURA E ECONOMIA DO ENTRETENIMENTO
A emergência de um novo campo de estudos dentro da Economia. Economia da cultura, economia do entretenimento e economia criativa: uma visão geral dos conceitos.
16 NOV | 2. A PRODUÇÃO NÃO ACONTECE NO AR, TUDO É PRODUZIDO EM LUGARES
A concentração da produção dos bens culturais e de entretenimento nas maiores cidades do mundo. A importância do lugar para a produção dos bens e serviços culturais e de entretenimento. A posição do Brasil na economia da cultura e do entretenimento no mundo.
23 NOV | 3. A INDÚSTRIA DO CINEMA NO RIO DE JANEIRO
A importância das produtoras cariocas dentro da indústria do Cinema nacional. A organização da indústria do Cinema nacional. Produção, distribuição e exibição: a necessidade de se integrarem os elos da cadeia produtiva.
30 NOV | 4. TURISMO E GRANDES EVENTOS NO RIO DE JANEIRO
A centralidade turística do Rio de Janeiro. O Rio é muito mais do que praia e contemplação. Grandes eventos e turismo: existe um legado?
João Luiz de Figueiredo e Silva. Graduado em Ciências Econômicas pela UFRJ e Geografia pela Uerj, mestre e doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente, trabalha com ensino de Geografia na Escola Parque, onde também exerce a função de coordenador do Ensino Médio, e é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na qual leciona disciplinas e desenvolve trabalhos relacionados à Economia do Entretenimento. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro, vinculado ao Departamento de Geografia da PUC.