Third Text quer artigos sobre arte brasileira
O crítico de arte Sergio Martins mandou email informando sobre a chamada de artigos para a edição especial que o periódico inglês Third Text está organizando sobre arte brasileira. A expectativa é que essa edição seja publicada em inglês e português.
Chamada de artigos – Arte Brasileira?
O periódico Third Text está organizando um número especial intitulado Arte Brasileira?. Ao colocar-se como uma pergunta, esse número parte do princípio de que a prática e o pensamento da arte brasileira deu-se, com freqüência, sob a égide de uma radical experiência de deslocamento. Embora a busca por uma identidade coerente possa ter eventualmente servido de motivação para artistas brasileiros e imigrantes (pelo menos do ponto de vista de certos intérpretes), a história nos mostra que alguns dos mais importantes episódios dessa trajetória relativamente recente foram marcados pela impossibilidade resolver essa questão. Várias manobras – especialmente em círculos vanguardistas – apostaram na rejeição da categoria de identidade, entendida como essencialista, e na impossibilidade de uma identidade brasileira. Mais recentemente, o problema da recepção internacional tardia da arte brasileira (e de sua crescente valorização no mercado de arte) e o impacto deste fenômeno no próprio contexto brasileiro tornou a questão ainda mais complexa. Haveria o risco dessa valorização tardia enquadrar a arte brasileira de acordo com modismos históricos ou curatoriais em busca de legitimação? Ou poderia surgir aí uma via de mão dupla, capaz de forçar a reavaliação crítica de narrativas canônicas.
Convidamos para o envio de trabalhos cujo objeto de estudo relacione-se de alguma forma com diálogos, discussões, posições estéticas e políticas e outras questões mais amplas que perpassem a sinuosa história da noção de arte brasileira. Exemplos de tópicos que podem ser abordados: a relação entre as artes visuais e outras áreas (como fotografia, literatura, design, música, arquitetura etc); tópicos que ponham em questão os limites do que é convencionalmente tomado por ‘modernismo’; questões ligadas à recepção internacional da arte brasileira, especialmente no tocante à circulação de artistas e trabalhos e ao modo com o qual essas questões estabelecem relações com a cena local; o impacto de ideias e pontos de vista trazidos para o Brasil por imigrantes ou visitantes; formulações curatoriais da idéia de arte brasileira; a circulação desigual da arte brasileira em diferentes circuitos (curadoria, história da arte etc); o papel de instituições (culturais ou não) em relação à prática artística; a recepção da arte internacional no Brasil, em especial quando esta gera leituras alternativas e pode ser relacionada ao trabalho de críticos e artistas locais. Um dos objetivos dessa edição especial é também reunir um conjunto expressivo de documentos visuais sobre os assuntos discutidos, de modo que encorajamos os potenciais autores a dar atenção especial para as imagens a serem sugeridas.
Serão aceitos artigos escritos em inglês ou português (em caso de aceite, uma versão na outra língua poderá ser solicitada) que não ultrapassem o limite de 5.000 palavras. Artigos devem ser enviados até 20 de dezembro de 2010 para o email thirdtext@btconnect.com (favor avisar no email que se trata de um artigo para essa edição especial). Instruções para autores estão disponíveis no endereço http://www.thirdtext.com/authors-guidelines/.