SPA das Artes – Recife

Peguei lá no site do Do Diario de Pernambuco essa aí embaixo. No blog mundodenoticias tem mais informações sobre a Intrépida.



Exposições, performances, oficinas, bate-papo com artistas. A arte que não se restringe ao espaço do museu ganha as ruas, praças, bairros. Essa é a proposta do Spa das Artes, que chega à sua nona edição. A programação foi divulgada ontem, no Centro de Formação em Artes Visuais, no Pátio de São Pedro. A abertura será neste domingo, com o início de uma série de apresentações do grupo Intrépida Trupe, que esteve por aqui há quatro anos, durante o Festival de Circo. No espetáculo intitulado Coleções, os bailarinos interagem com obras dos artistas plásticos Raul Mourão, Marta Jourdan, Guga Ferraz e Pedro Bernardes, que estarão dispostas nos jardins do Museu Murillo La Greca, no Parnamirim. As apresentações serão de 12 a 18 de setembro, às 19h30. A entrada é franca.
É no mesmo museu também que será aberta uma das principais mostras do evento, a Dois pontos, que faz parte do projeto Amplificadores. “A abertura será na próxima terça-feira. Trata-se de uma coletiva com nove artistas. O encerramento do Spa também será no museu, no dia 19, com edição especial do La Grecca, Jazz e Etc, que inclui shows das bandas Rivotrill e Ska Maria Pastora.

“Embora as atividades pareçam fragmentadas, porque acontecem em vários lugares, vejo o Spa como uma grande intervenção urbana”, explica o coordenador geral do evento, Márcio Almeida. Este ano, 20 bolsas foram concedidas a artistas, o que resultará em sete intervenções urbanas, seis oficinas (as inscrições estão abertas até este sábado) e sete exposições descentralizadas. Este ano, o Spa também fez parcerias com duas instituições: a Fundação Joaquim Nabuco e o Instituto Sergio Motta, de São Paulo. Desta última, o Spa recebe o projeto Territórios Recombinantes. Os artistas Ricardo Brazileiro, Jeraman, Christiano Lenhardt e o grupo SYA vão apresentar projetos no Mamam do Pátio, a partir do dia 13.

Já no dia 16, será aberta a Sala Nordeste, no Bairro do Recife, com a exposição Nausea, do artista paraibano José Rufino. Durante o Spa será lançada também a ReviSPA, publicação com tiragem de mil exemplares, e o mapa das artes visuais do Recife. Outras informações podem ser obtidas no blogwww.spa2010.artesvisuaisrecife.org.

Comments are closed.