JC/LA/CA #2

Joshua Callaghan (o artista plástico correspondente do b®og em LA com foto e mini perfil aí na barra lateral) viajou bastante este verão e nesse texto aí embaixo nos manda notícias da ESPAÑA. Lá vai:

Cheguei recentemente de uma exposição interessante em Castilló, uma cidade na costa mediterrânea a uma hora de Valencia.  Lá tem um centro de arte contemporânea chamado ESPAI. Parece que é patrocinado pelo governo estadual, mas na verdade eu nao sei quem pagou a conta.

A esposição atual é um prêmio chamado 5 x 5. A idea é a seguinte, a diretora do ESPAI, Lorenza Barboni, convidou cinco artistas famosos a indicar mais cinco artistas que eles achassem interesantes. Esses vinte e cinco artistas integram uma exposição e um deles ganhará um prêmio e a obra exposta vai fazer parte da coleção do ESPAI. 


O prêmio é de 60,000 Euros. Meu Ford está na corrida e se ganho, o choppe será por minha conta!  Agora sério, uma chance em 25 não é exatamente uma corrida fácil para mim, mas vamos ver. Os juizes anunciarão o resultado dia 26 de setembro. 

Apesar dos espanhois terem ganhado a copa um dia antes de eu chegar para montar minha escultura, Castelló era uma cidadezinha quieta e cheia de ruas vazias. Parece que no verão, o povo desaparece. Fiquei supreso quando na abertura dessa grande exposição, nesse espaço bacana, com uma estrutura profissional, não tinha mais de 50 pessoas do público local. A praia de Bencasim, a cidade ao lado, estava lotada, mas o museu vazio. Em Los Angeles vinho e ar condicionado gratuito garantem sempre alguma quantidade de público.

Mesmo assim, me diverti muito. Esse prêmio só tem dois anos nesse formato, espero que a reputação dele venha crescer no futuro. Aqui o site http://www.eacc.es/

Seguem algumas fotos…




Eu e o guarda na frente do meu trabalho.

A praia no mediterraneo é legal, mas eu prefiro o Posto 9 qualquer dia.







Escultura do Terence Koh.




Minha escultura, com o trabalho do Ricardo Basbaum a esquerda.




Siesta em Castelló, assim se celebra a copa!




Artista finlandesa Tarja Pitkänen-Walter e a assistente de direção do ESPAI, Maricruz Morales na vernissage.  Vinho tinto muito bom, mais o povo local não apareceu.




Trabalho de artista francesa  Anne-Marie Cornu.




Dando mãos de tinta fresca, a performance do artista finlandes Roi Vaara.




Instalação da Tarja Pitkänen-Walter.

Comments are closed.