THIAGO ROCHA PITTA nas CAVALARIÇAS

thiago-rocha-pitta-heritage-1
ABERTURA DE EXPOSIÇÃO
24 DE JULHO, SÁBADO, 17H, CAVALARIÇAS

NOTAS DE UM DESABAMENTo
DE THIAGO ROCHA PITTA

O artista apresenta nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage um vídeo e uma instalação inédita, que fazem parte de uma série na qual o artista investiga fenômenos atmosféricos para realizar seus trabalhos.

Projeto para uma pintura com temporal # 5, obra desconhecida pelo público, é uma instalação na qual a imagem de uma montanha feita com limalha de ferro em um pano de dimensões monumentais sofre lentamente uma erosão pela umidade local, criando uma pintura no tempo. “A idéia é aproveitar elementos arquitetônicos e atmosféricos do lugar”, afirma o artista.

Em Herança, vídeo de 2007, o artista faz uma referência ao seu pai Fernando Pitta (morto em 2006): um barco carregando duas árvores é oferecido ao mar e lentamente vai sumindo, até desaparecer no horizonte.

Entrada franca. Até 10 de outubro.Visitação
Segunda a quinta feira, das 12h às 20h
Sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h


Sobre o artista
Thiago Rocha Pitta, Tiradentes, 1980. Vive e trabalha em São Paulo. Desde 2001 desenvolve trabalhos em diversas mídias. Iniciou sua formação artística com o pai Fernando Pitta (1952/2006), freqüentou cursos livres da EAV Parque Lage e cursou parcialmente o Bacharelado em Pintura na EBA/UFRJ. Dentre sua exposições destacam-se as coletivas “A time frame” (PS1-MoMA NY, 2006), “Nova Arte Nova” (CCBB-RJ, 2008), e as individuais “Requiem” (A Gentil Carioca, 2006) e “A rocky mist” (Galeria Meyer Riegger, Alemanha, 2009). Ganhou os prêmios Marcantonio Vilaça, em 2005, e Open your mind award, na Suíça, em 2009.

Comments are closed.