Travessias Cariocas – 18 de agosto Caixa Cultural

A proposta da exposição Travessias Cariocas é realizar um troca-troca de poéticas entre artistas. Doze artistas convidados do Rio de Janeiro deverão desenvolver uma obra inédita para a exposição partindo do conceito de algum outro artista do grupo. Ou seja, cada artista terá que se inspirar na obra de outro para produzir seu trabalho, construindo um novo diálogo poético.

Adolfo Montejo Navas, poeta e crítico espanhol residente no Brasil há mais de treze anos, apresenta a exposição assim:

No projeto Travessias Cariocas, os trabalhos que serão expostos serão o resultado inédito de uma nova experiência artística entre dois artistas ou mais que dialogam poeticamente. As peças finais que entrarão para a mostra coletiva serão encomendadas pelas idealizadoras do projeto e não representam a poética habitual dos artistas. Trata-se de um desafio tanto para a organização do projeto quanto para os artistas. E o papel da curadoria muda de figura, já que se converte em nexo e ponte entre os artistas e as obras, e cúmplice intelectual da mostra.

O título do projeto, Travessias Cariocas, funciona como leit motiv da exposição. Trata-se de valorizar duas figuras de nossa contemporaneidade artística: a intertextualidade e a fragmentação. É de praxe reconhecer no léxico de hoje, o termo de apropriação, de reconhecimento do outro, o apoio de nossa subjetividade na alteridade. A intertextualidade faz parte dos recursos e estratégias de grande parte dos artistas. A multifacetada fragmentação de nossos dias convida também ao reconhecimento de outras leituras do mundo, algo que Travessias Cariocas explicita de forma generosa. Como neste projeto cada participante deve escolher a poética de outro para desenvolver uma obra inédita para a exposição, o termo “travessias” se aplica por diversas razões: trata-se de seguir o trabalho de alguém como inspiração para se criar uma nova obra; trata-se de conhecer e acompanhar a obra do outro para poder definir a poética que se quer trabalhar; trata-se de acomodar dois artistas para que haja uma troca e uma seqüência conceitual. Portanto, o fundamento do projeto é intercambiar poéticas.

A exposição “Travessias Cariocas” foi selecionada pelo edital 2007 de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural.

Comments are closed.