Vicente de Mello no MAM de São Paulo
Pli selon pli é o nome do trabalho que Vicente está apresentando no Projeto Parede do MAM-SP. Peguei as informações abaixo e o vídeo no bom site do MAM, que vai inaugurar a exposição Desfazer o espaço do americano Gordon Matta-Clark no dia 11 de fevereiro.
Vicente de Mello é o artista convidado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo para conceber o novo trabalho do Projeto Parede, que ficará em cartaz de 12 de janeiro (terça-feira) até o fim de junho de 2010. Para ocupar a grande parede que liga o hall de entrada à Grande Sala, o artista foi buscar no compositor francês Pierre Boulez a inspiração para criar Pli selon pli.
Boulez inspirou-se nos poemas do também francês Stéphane Mallarmé (1842-98) para compor a música Pli selon pli, cujos cinco movimentos levam cada um o nome de uma poesia de seu conterrâneo. Mello compôs sua obra homônima com fotos de postes de Varsóvia, Polônia, onde fez uma residência em 2008 e deu por encerrada sua busca pelas relações entre fotografia, desenho e música.
Assim como com Pli selon pli, a música, Pierre Boulez passou a considerar novos caminhos para sua obra, Vicente de Mello considera o Projeto Parede como uma porta para a liberdade concedida ao artista.
Para explorar o caráter de passagem do corredor, Mello optou por imprimir as fotos em papéis de lambe-lambe, sendo aplicadas diretamente à parede. Com as formas simples e precisas distribuídas pelo espaço, o resultado é uma grande partitura.