Samba na Mauá ETC

Segue texto da Eliane Costa, lider e cavaquinista do Fabuloso Grupo Eu Canto Samba e fundadora do bloco Escravos da Maua, contendo informações sobre sabado, amanha, dia 5, no Morro da Conceicao, alem de informar a data da próxima roda mensal na Prainha. Recebi o texto do grande musico e velho amigo Eduardo Mizutani que sempre me manda informações quentes sobre a programação da Mauá e outras quebradas mais.

Alô cabrochas, alô rapaziada

Mais uma vez somos convidados pra tocar em cima do Morro da Conceição. Prá nós é sempre um prazer retribuir, lá em cima, a alegria que nos dá a presença carinhosa dos moradores que, há tantos anos, frequentam nossas rodas de samba. Estaremos lá, portanto, no próximo sábado, 5/12, e tocaremos às 21:30, por cerca de 1:30h apenas, pra não interferir com o sossego do morro e de seus moradores, que sempre buscamos preservar.

Por falar nisso, nunca é demais lembrar que no próximo carnaval comemoraremos nossa MAIORIDADE: apagaremos as velinhas dos 18 carnavais dos Escravos da Mauá no Largo de São Francisco da Prainha!!! É muito gostoso lembrar de como tudo começou, com vários de nós,
trabalhadores das imediações (principalmente no INT, na av. Venzuela), escolhendo as cores do bloco (azul e amarelo), bordando a bandeira, indo buscar a bateria e os instrumentos, improvisando carro de som e, a partir daí, passando a cantar todo ano, em nossos sambas-enredo, as histórias e os personagens daquele pedaço do Rio ainda tão desconhecido dos cariocas e com tanta coisa pra ser cantada: João da Baiana, Donga, Pixinguinha e Sinhô, Rádio Nacional,o Mestre-Sala dos Mares João Candido, a Prainha, e a cultura popular que ferve há mais de 50 anos na região, com o Afoxé Filhos de Gandhi e a Esc de Samba Vizinha Faladeira, além de tantas outras coisas que ilustram nossos
sambas desde 1993.

Por tudo isso, estaremos no Morro da Conceição neste sábado e esperamos vocês. Prá quem não conhece, o lugar é muito bonito, seguro, com clima de Rio antigo, e diversos ateliers de portas abertas para a ocasião. O repertório será, como sempre, de sambas de raiz. Pra chegar de carro ou táxi, pegar rua do Acre e subir pela Major Daemon. A pé, subir pela Pedra do Sal ou pelo adro da Igreja de S. Francisco da Prainha, na Sacadura Cabral. O evento é organizado pelo projeto Projeto Mauá, que reúne moradores, instituições e artistas. Começou ontem, com a comemoração do Dia do Samba, e prossegue dias 4,5 e 6, com filmes, visitas à Fortaleza da Conceição e aos ateliers, shows com o “Fabuloso Grupo Eu Canto Samba” (Escravos da Mauá) e com o Batuque na Cozinha. E dia 8 tem a tradicional procissão de N. Sra. da Conceição. A programação da festa está em www.projetomaua.com.br

No dia 6 a programação é dupla:
– tem a última “Domigueira no Bonifácio” do ano, a partir das 11h, no Centro Cultural Jose Bonifacio (rua Pedro Ernesto, 80, na Gamboa). Prá quem não conhece, a Domingueira é um encontro de arte e cultura com musica,cinema,artes plásticas,gastronomia,lançamento de livros,exposição de bijoux e sebo, e ainda com ótimas oportunidades de compra de presentinhos de Natal. Para maiores detalhes, email do Didu Nogueira, que organiza o evento: didunogueira@hotmail.com.
– e tem o “Bonde do Samba”, que sai às 12h da rua Dois de dezembro (a rua já é o próprio Dia Nacional do Samba). O corso, com bonde e tudo, segue pelo trajeto original da primeira linha de bondes elétricos, atravessa Catete, Gloria, Lapa e Centro, e faz parada final com um grande baile na rua do Lavradio.

Bom, temos aí várias dicas ótimas para o fim de semana das cabrochas e da rapaziada. E tudo isso, sem contar a roda de samba mensal dos Escravos da Mauá, na sexta 11 (semana que vem), quando já teremos camiseta e samba prontos para o carnaval dos nossos 18 anos!

Beijos a todos
Eliane

Comments are closed.