O Rio na cabeça e o MAM em trânsito

publicado no blog Rio na cabeça

O Rio está na cabeça de todo mundo. A matéria da revista do Globo no domingo repercutiu geral em email de amigos, no Facebook e nos botecos da cidade. Ontem no Hotel Santa Teresa aconteceu um almoço em homenagem a exposição de Regina Silveira no CCBB e a série Rio na Cabeça foi supercomentada.

O marchand Fabio Settimi adorou a matéria e comentou que no projeto original do metrô havia o planejamento de uma estação do metrô no MAM, alguém já ouviu falar disso? Vou pesquisar. O artista plástico Carlos Vergara quer conhecer a editora da revista e me falou de um velho projeto que achei sensacional. A idéia dele é construir um grande deque de madeira encrustado ali no paredão do forte de Copacabana. Uma forma de prolongar o calçadao de Copacabana pra cima do mar. Uma nova área de lazer, um novo ponto de vista.

Hoje na primeira página do Globo me surpreendi com a notícia que Eike Batista vai apresentar ao Prefeito um projeto de um trem suspenso ligando o aeroporto ao Hotel Glória. Lendo a matéria onde ele comenta sobre o vazio dos parques públicos, me pareceu apenas um forma de facilitar a vida daqueles que ficarão hospedados no Hotel Gloria. Acho que a hora é de pensar menos em projetos pessoais e sim na cidade como um todo. É hora de somar forças e cabeças, trocar idéias e aglutinar pessoas. Seria fantástico que Eike se envolvesse no apoio ao MAM e seu entorno em vez de pensar em passar um trem suspenso que corta caminho para seus hóspedes ignorando a importância da instituição e a beleza do parque.

No próximo post vou colocar as linhas gerais do projeto MAM em trânsito, que o arquiteto Adriano Carneiro de Mendonça está desenvolvendo, e que será publicado no próximo domingo na revista O Globo.

2 comments
  1. Fred Coelho said:
  2. Anonymous said: