Slim Jim Phantom, um Stray Cats desgarrado – HOJE na Lapa
James McDonell ninguém conhece. Mas Slim Jim Phantom, o longilíneo baterista do Stray Cats, todo mundo sabe quem é. Pelo menos a galera fã de rockabilly. Desde a primeira vez em que o Stray Cats se desfez, Slim Jim nunca deixou de agitar alguma coisa. Seja abrindo um clube de rockabilly na Sunset Strip, em Los Angeles (o Cat Club), seja formando inúmeras bandas com amigos (a mais nova inclui até o ex-Sex Pistols Glen Matlock). Enquanto isso, o Stray Cats está por aí, se reformando para tocar em festivais de verão ou ocasiões especiais, como já rolou este ano. Nos intervalos, Slim Jim excursiona com o seu trio, e vai tocar no Rio, pela primeira vez, nesta quinta-feira, no Estrela da Lapa, com abertura da local Big Trep. E aí, Jim?
— Toquei com os Stray Cats agora mesmo, em março e abril, fizemos alguns shows na Europa, na Austrália e na Nova Zelândia, e também nos Estados Unidos, numa ocasião especial, para festejar os 50 anos do Brian Setzer (o vocalista da banda).
Embora seja a primeira vez de Phantom no Rio (toca com uma banda formada para a ocasião), ele já esteve pelo Brasil algumas vezes, solo ou com os Stray Cats.;
— A primeira vez aqui foi há uns 20 anos, com o Stray Cats, em São Paulo. Depois, voltei umas duas vezes, acho, para shows em São Paulo com minha banda.
Mas aqui no Rio está crescendo também, Jim, com festas e novas bandas. Aliás, qual será o repertório dos shows no Rio e em São Paulo, algum material novo?
— Tocaremos algumas dos Stray Cats, rockabilly em geral e alguns clássicos do blues.
E como é a banda que o estará acompanhando aqui?
— Conheci a banda agora, ainda vamos ensaiar o repertório. Há um cara da Argentina no baixo, mas estou trazendo comigo o guitarrista Jimmy Rip (que está produzindo um disco com o reformado Television, e é um respeitado músico de aluguel que já tocou com nomes que vão de Deborah Harry//Blondie, Rod Stewart, Mick Jagger e até Willie Nelson), vamos nos entrosar rápido, já toco com o Jimmy há tempos.
Aí, quando acabar esta turnê sulamericana, Slim Jim estreia sua nova banda, em agosto. E que banda. Saquem só os nomes: o inglês Chris Spedding (que, além da careira solo, tem extensa lista de produções, incluindo as demos dos Sex Pistols, e já tendo tocado com Elton John, Paul McCartney, Brian Ferry e Brian Eno, entre muitos outros), o também inglês Glen Matlock (o baixista original dos Sex Pistols) e Robert Gordon (veterano cantor de rockabilly americano). Ou seja, um timaço.
— O meu novo projeto com Robert Gordon, Chris Spedding e Glen Matlock vai estrear em agosto com alguns shows de aquecimento, e daí botaremos o pé na estrada.