Exposição Rebobine Por Favor, de Michel Gondry, chega ao Rio
Peguei essa matéria do Bruno Galo lá no blog novo do caderno Link do Estadão.
Depois de uma bem sucedida passagem por São Paulo, a exposição interativa Rebobine, Por Favor criada pelo criativo diretor francês Michel Gondry se prepara para aterrissar no Rio de Janeiro, a partir da terça-feira, 9.
Na comédia homônima dirigida por Gondry e que já está disponível em DVD, Jack Black e Mos Def vivem uma dupla que, após apagar acidentalmente as fitas VHS da locadora em que um deles trabalha, passa a recriar os filmes destruídos (como Robocop e Os Caça-Fantasmas) em versões toscas ou “suecadas” (sweded, em inglês), como eles chamam no filme.
Mesmo antes do lançamento, Gondry explorou, com grande sucesso, a “suecagem” na campanha de marketing do longa. A brincadeira virou até mania no YouTube. É possível encontrar versões de fãs para Kill Bill, O Senhor dos Anéis, Forrest Gump, entre muitos outros.
A idéia do “faça você mesmo” está na essência da exposição, que fica no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, até 9 de agosto. Lá visitantes previamente inscritos no site do evento recebem orientação para criar os seus próprios curtas em cenários reais do filme. Como no longa, o resultado fica disponível para “locação”, em uma loja cenográfica que faz parte dos cenários. Confira! Eu fui e recomendo.