MASP Finalmente sob nova direção? Será? – Celso Fioravante, Mapa das Artes

Mais um editorial oportuno e necessário do sempre contundente Celso Fioravante. Peguei lá no site do Mapa das Artes.

mapa_das_artes
Finalmente sob nova direção? Será?

Depois de 14 anos de corrosiva administração encabeçada pelo arquiteto Julio Neves (1994-2008), continuada pelo advogado João da Cruz Vicente de Azevedo e pela colecionadora Beatriz Pimenta Camargo, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) tem uma nova chance de sobrevivência.
Localizado na emblemática av. Paulista e abrigado no edifício-símbolo de São Paulo, projeto icônico de Lina Bo Bardi (1914-1992), o mais importante museu da América Latina poderá retornar aos seus dias de glória caso sejam aprovadas reformas em seu conveniente estatuto, que fez da administração do museu uma “ação entre amigos” e permite o revezamento e perpetuação no poder de alguns membros de seu conselho. É inadmissível que um diretor- presidente fique no cargo 14 anos! É inadmissível que o projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi tenha sido impunemente descaracterizado nos últimos 20 anos! É inadmissível que o MASP tenha se tornado apenas um recebedor de mostras e não produza mais nada de relevante.
O conselheiros do MASP deveriam pagar (e caro) pra serem conselheiros! O museu deveria ter representantes das administrações municipal, estadual e federal, pois recebe verba de todas elas, e também representantes de universidades, de tribunais de contas, do Ministério Público…
O primeiro passo já foi dado, com o convite ao empresário Heitor Martins (ex-presidente da Fundação Bienal entre 2009 e 2013) para que conduza este processo de transição… Sociedade e Estado precisam estar atentos para que o MASP seja bem curado e bem administrado e retorne aos ideais de seus criadores Assis Chateaubriand, Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi.
O Mapa das Artes quer o MASP de volta, com seus cavaletes de concreto e vidro, seu piso de pedra Goiás, seu vão livre de 74 metros (e também sessões gratuitas da Mostra de Cinema e mais verba para os setores educativos e para a biblioteca!). O Mapa das Artes quer a credibilidade do MASP de volta como presente de aniversário para Lina.
O Mapa das Artes agradece o galerista Paulo Kassab Jr (Galeria Lume) e o fotógrafo Rodrigo Kassab pela cessão de uma imagem da série “Priva-Cidade” (2011), cujo detalhe ilustra a capa desta edição do Mapa das Artes.

Celso Fioravante
Editor
mapadasartes@uol.com.br

Comments are closed.