Informações sobre o Viradão Carioca
Recebi a newsletter eletrônica da Secretaria Municipal de Cultura e o texto é esse ai ambaixo…
A rua é o espaço mais democrático da cidade e a grande vitrine da diversidade cultural carioca. É sobre essa premissa que a Secretaria Municipal de Cultura realiza durante os dias 5, 6 e 7 de junho o primeiro Viradão Carioca. Ruas, praças, teatros, cinemas, bibliotecas, lonas e centros culturais terão cultura por todos os lados. “A rua é a sala de visita do carioca e durante as 48 horas do Viradão vai ser o palco de shows, peças, concertos, exposições, leituras, performances, filmes, literatura e circo”, disse a secretaria de cultura Jandira Feghali.
Serão cerca de 300 eventos acontecendo nos quatro cantos da cidade com programações gratuitas ou com preços populares. Toda a cidade vai ser convidada a se mobilizar para o evento, incluindo atrações por adesão. “Esse é um evento multicultural que pretende fazer o carioca conhecer e reconhecer sua cidade”, afirma Jandira. “Nosso lema é a cultura como um direito à cidade e ocupar a rua e os espaços públicos é um passo em direção a isso”.
Além de virar duas noites seguidas com programação ininterruptas, o Viradão quer virar a cidade culturalmente, quebrando paradigmas: vai ter show de rock em trio elétrico, hip hop em quadra de samba, boate nas lonas culturais, música clássica em Santa Cruz. Boa parte dos cerca de 300 eventos programados acontecerá em locais abertos, como os quatro “palcões” na Praça Quinze, Santa Cruz, Madureira e Cidade do Samba, ou ainda nos palcos itinerantes – Viramóvel e Palco sobre rodas – que passarão por diversos bairros.
A Secretaria Municipal de Cultura pretende com o Viradão, que vai fazer parte do calendário anual da cidade, manter a ocupação permanente dos espaços públicos. “O Viradão não é apenas um evento, é uma expressão do objetivo da Secretaria que é a pluralidade. Queremos descentralizar as práticas culturais pois a diversidade e a universalidade do acesso à cultura são os motores da sociedade”, afirmou Jandira.
Dentre as atrações confirmadas – vem muito mais por aí! – estão Mart’nália e Dudu Nobre na abertura do evento na Praça XV, Sandra de Sá e Toni Garrido fazendo um tributo à Tim Maia, na Lona de Santa Cruz, e Elza Soares acompanhada do grupo Farofa Carioca, na Lona de Campo Grande, homenageando Simonal. O Viradão também abre alas para o Cordão do Boitatá, na Rua do Mercado. Além das atrações musicais, o Viradão apresenta exposições e cinema ao ar livre, festas em museus, concurso de esculturas de areia, batalha de jukebox, leituras de Nelson Rodrigues e muitas outras atrações que em breve serão divulgadas.