MOTO na Nara até 15 de março
Inaugurei a exposição MOTO no sábado passado na Galeria Nara Roesler, em SP. Apesar da chuva forte apareceu um punhado de gente para conferir os trabalhos e também prestigiar a coletiva Dispositivos para um mundo (im)possível com curadoria de Luisa Duarte, vigésima quinta edição do projeto Roesler Hotel.
MOTO tem como ponto de partida o livro de mesmo nome, que começou a ser desenhado no dia 16 de julho de 2013. Um livro cheio de divisões internas com um conjunto heterogêneo de obras e a participação de outros artistas e pensadores (Joshua Callaghan, Daniel Perlin, BNegão, Carlso Vergara, João Doria, Frederico Coelho, Maria do Carmo Pontes, Eucanaã Ferraz, Gustavo Prado, Bernardo Mortimer, Francisco Bosco, Lenora de Barros e Mauricio Valladares). Desenhos, pinturas, projetos, fotos, frames de vídeos e maquetes eletrônicas se misturam a textos, depoimentos e entrevistas.
Em setembro resolvi transformar parte do livro MOTO na exposição que está agora na Nara Roesler e fica em cartaz até 15 de março. MOTO virou então LIVROEXPOSIÇÃO + hipertexto linkado com o nosso b®og (depositário futuro das versões integrais de textos, arquivos de imagem, áudio e vídeo). A partir desse momento a exposição passou a funcionar como um um diário fictício combinado com a documentação de episódios reais. MOTO juntou diversas experiências vividas e as transformou em obras. Um olhar para trás (o real vivido) e a criação de uma obra (ficção) para aquele acontecimento. Duplicação do real. Um novo real/obra (fictício) a partir de um real (memória). O livro MOTO hoje conta com 23 capítulos, na exposição estou apresentando apenas os capítulos: OBRA, SUICIDARAM SELARON, #SETADERUA, #AGRADEEOAR, SALA SOMBRA e ENGENHARIA DE SOM.
MOTO é sobre movimento e motivação. Sobre o trabalho de arte e suas conexões com a vida. Sobre o processo no ateliê e o cotidiano ordinário. MOTO é sobre o outro, sobre a necessidade da troca e da conversa. Sobre a oposição entre o objeto de arte e o público e como urge encurtar essa distância.
MOTO é para o grande designer e saudoso amigo André Stolarski.
Sombra / Muro from Raul Mourão on Vimeo.
a lista de agradecimento de MOTO é grande: