SUICIDARAM SELARON
Foi uma morte anunciada. Na manhã do dia 11 de janeiro de 2013 o corpo do artista chileno Selaron foi encontrado por volta das 7h20 da manhã na Rua Manoel Carneiro, também conhecida como Escadaria do Convento de Santa Teresa ou Escadaria Selarón. Horas antes a edição do jornal O Globo chegava as bancas com uma matéria onde o artista afirmava estar sendo ameaçado de morte.
O corpo de Selarón foi encontrado carbonizado principalmente no rosto e ombros. Ao lado do corpo, a polícia encontrou uma lata de solvente inflamável e um isqueiro. Vizinhos contaram ter ouvido gritos de um homem pedindo socorro antes de sentir um forte cheiro de queimado.
No dia seguinte à morte uma estranha tese de suicídio começou a circular nos jornais, sites e televisão e a investigação policial tomou esse rumo apesar de moradores e amigos discordarem da hipótese.
Selarón era meu vizinho, meu ateliê funciona na Rua Joaquim Silva há mais de 10 anos. Nesse periodo de convivência tivemos inúmeros encontros, tomamos dezenas de cervejas, escutei muitas histórias e fiz centenas de fotos. A maior parte das fotos são de turistas fotografando a escada mas fiz alguns retratos de Selarón inclusive dele pintando o painel da Copa de 2014 ao pé da escadaria.
Selaron azulejou com suas proprias mãos a escada onde morava e trabalhava, sem lei Rouanet, sem captadores de recursos profissionais, sem produtores, sem patrocinio publico ou privado. Construiu uma obra ao longo de 215 degraus e 125 metros sem apoio oficial mas teve a colaboração de sua audiencia, ao longo dos anos centenas de pessoas enviaram azulejos de suas cidades. Uma obra colaborativa, interativa e em permenente processo. Selaron criou de uma tacada só uma gigantesca obre de arte publica, um marco urbanistico e um ponto turistico. Um novo ponto turistico numa cidade repleta de pontos turisticos. Sua intenção era clara, ao azulejar sua rua desejava que esse gesto reverberasse pela região na forma de outras melhorias. Infelizmente isso nunca aconteceu.
Sábado fez um ano que Selaron morreu. Alguém aí tem alguma informação sobre os rumos da investigação policial???